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A Importância da Qualidade nos dias de hoje

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A Importância da Qualidade nos dias de hoje

A Importância da Qualidade nos dias de hoje

O Dia Mundial da Qualidade é uma data que foi instituída em 1990 pela ONU e comemora-se na 2.ª quinta-feira de novembro, que este ano se comemora a 14 de novembro de 2024.  A data é promovida pelo CQI (Chartered Quality Institute) e tem como objetivo enfatizar a importância da qualidade na eficiência produtiva e competitividade das organizações, assim como no crescimento das pessoas nas organizações e dos países, no seu conjunto. Em Portugal, o IPQ - Instituto Português de Qualidade é responsável pela gestão do Sistema Português de Qualidade (SPQ).

As organizações, sejam públicas, privadas e de economia social, devem incentivar e envolver mais os seus colaboradores na promoção da qualidade, pois cada vez mais a qualidade deve ser vista como uma forma e uma ferramenta de gestão das organizações.

Falemos da relevância da ISO 9001, e da interseção entre qualidade e sustentabilidade, e do papel das pessoas na promoção da qualidade. A busca pela excelência não é apenas uma meta, mas sim um processo contínuo que envolve todos os níveis de uma organização, e a ISO 9001 vem precisamente neste sentido através de uma abordagem por processos, analisando o contexto da organização e avaliando os riscos e as oportunidades da mesma, envolvendo com princípio todos os seus stakeholders.

A ISO 9001 é uma norma internacional que especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Implementar a ISO 9001 ajuda as organizações a garantir que os seus produtos e/ou serviços atendam consistentemente às necessidades dos clientes e de outras partes interessadas. A norma promove a eficiência operacional, a redução de desperdícios e com o foco de implementar na cultura organizacional a melhoria contínua.

A implementação da ISO 9001 não pode, nem deve, ser vista como uma questão de conformidade, mas sim como uma estratégia de negócios que pode levar a uma vantagem competitiva significativa. Empresas que seguem a norma ISO 9001, frequentemente, relatam melhorias na satisfação do cliente, aumento da produtividade e redução de custos operacionais. Bem sabemos que as organizações, num mundo cada vez mais competitivo, querem resultados imediatos, mas a implementação de qualquer estratégia, e a implementação da ISO 9001, tem de ser vista desta forma. Não tem na maioria dos seus casos resultados de curto prazo, a vantagem vê-se, na maioria dos casos, no médio e longo prazo, sendo estes resultados de grande vantagem competitiva para as empresas. Não é por acaso que a maioria dos grandes grupos empresariais têm implementados sistemas de gestão, sejam no âmbito da qualidade, do ambiente ou mesmo segurança alimentar. Por outro lado, a ISO 9001 pode facilitar a entrada em novos mercados, pois muitos clientes e parceiros de negócios preferem ou exigem fornecedores certificados.

A qualidade, como a grande parte das pessoas interpretam, não se limita apenas à satisfação do cliente, ela também está intrinsecamente ligada à sustentabilidade. Práticas de qualidade eficazes podem levar a uma utilização mais eficiente dos recursos, políticas sociais na organização, redução de resíduos e impacto ambiental positivo, seja este último no clima organizacional ou mesmo na perspetiva ambiental. Empresas que adotam a ISO 9001 frequentemente encontram maneiras de integrar práticas sustentáveis nos seus processos, contribuindo para uma economia mais sustentável, seja económica, social e ambiental.

A sustentabilidade (vertente económica, social e ambiental) é um dos maiores desafios e oportunidades da nossa época. As organizações que conseguem ou venham a conseguir alinhar os seus objetivos de qualidade com práticas sustentáveis não cumprem apenas as suas responsabilidades sociais, mas também melhoram a sua reputação no mercado, como atraem clientes e fidelizam mais estes. A integração de sistemas de gestão ambiental e a segurança no trabalho, como a ISO 14001 e a ISO 45001, com a ISO 9001, podem criar sinergias importantes, promovendo uma abordagem holística para a gestão organizacional. Para além das ISO referidas, podem integrar com a ISO 9001 outras normas, como a NP 4590 (sistema de gestão do bem-estar e felicidade organizacional) ou a NP 4552 (sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal).

As pessoas são o coração de qualquer sistema de gestão da qualidade. A cultura organizacional, o envolvimento dos trabalhadores e a liderança são fundamentais para a implementação com sucesso da ISO 9001, bem como de qualquer sistema de gestão. Investir na formação continua promovendo uma cultura de melhoria contínua e reconhecer o esforço dos trabalhadores, são práticas essenciais para manter altos padrões de qualidade. A liderança desempenha um papel decisivo na promoção da qualidade. Os Líderes devem inspirar e motivar as suas equipas, estabelecendo uma visão clara e comunicando a importância da qualidade em todos os processos da organização. A participação constante e ativa dos trabalhadores em iniciativas de qualidade pode levar a inovações significativas e à melhoria dos processos.

O Dia Mundial da Qualidade vem alertar para a importância da excelência da prestação de serviços e a produção de produtos, e que a qualidade é um esforço contínuo e colaborativo. A ISO 9001, a sustentabilidade e o papel das pessoas são pilares fundamentais para alcançar e manter a qualidade em todos os domínios. Ao focarmo-nos nesses aspetos, podemos construir organizações mais eficientes, mais sustentáveis e mais humanas. As organizações devem implementar estratégias para que tenham rácios de produtividade excelentes, mas acima de tudo sejam competitivas, porque ser competitivo no mercado é ser a escolha, pelo que a qualidade não deve ser apenas um objetivo, mas sim um compromisso diário que requer dedicação e envolvimento de todos e com todos.

Pedro Lourenço Santos - Administrador da Norma-Açores, S.A.


Data de publicação: 14/11/2024 - 11:06
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