Ponta Delgada, 13 de Fevereiro de 2020
Norma‑Açores, Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional, S.A.
Conselho de Administração e alteração da estrutura Acionista
Na sequência da reforma e reestruturação do Sector Público Empresarial da Região Autónoma dos Açores, iniciada em 2018 pelo Governo Regional dos Açores, o Grupo CONSULMAR decidiu reforçar o seu compromisso e envolvimento empresarial com a Região Autónoma dos Açores, tendo celebrado em 13 de fevereiro de 2020 o contrato de compra e venda das ações correspondentes à participação maioritária de 62,5625%, anteriormente detida pela EDA – Electricidade dos Açores, S.A. na
Norma‑Açores, Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional, S.A. (“
NORMAAÇORES”).
Em paralelo e simultâneo, o
Grupo CONSULMAR celebrou os contratos de compra e venda das ações correspondentes às participações detidas pela Seguradoras Unidas, S.A. e pela maioria dos Acionistas individuais, adquirindo assim 98,6875 % do capital social da
NORMAAÇORES, tornando se o acionista maioritário.
O
Grupo CONSULMAR, através da sua empresa “holding”
CONSULMAR – SGPS, S.A., já detinha, desde 1992, a segunda maior participação no capital social da
NORMAAÇORES (25,5%), em cuja gestão estava, há muito, profundamente envolvido.
Esta aquisição insere-se na estratégia de crescimento em rede, com alargamento dos sectores de atuação e diversificação das áreas de negócio, que o
Grupo CONSULMAR tem vindo a implementar ao longo da sua já longa existência, que completou meio século de atividade no passado mês de janeiro de 2020.
O
Grupo CONSULMAR iniciou a sua atividade em 23 de janeiro de 1970, tendo crescido rapidamente no sector da consultoria de engenharia de infraestruturas portuárias, hidráulica marítima e engenharia costeira, com participação nos grandes empreendimentos ligados à sua atividade.
Embora retendo o elevado grau de especialização na sua atividade nuclear em obras marítimas e costeiras, o
Grupo CONSULMAR tem vindo a diversificar as suas áreas de negócio e competências, de forma sustentada e consolidada, alargando a sua presença em mercados internos e externos através do estabelecimento / aquisição de empresas locais e da constituição de parcerias estratégicas.
Essa estratégia de crescimento e diversificação permitiu ao
Grupo CONSULMAR alargar as suas áreas de intervenção a sectores tão diversos como:
Transportes: portos; terminais de granéis, de passageiros e especializados; infraestruturas aeroportuárias, rodoviárias e ferroviárias.
Ambiente: engenharia costeira; emissários e tomadas de água; estudos de impacte; ordenamento do território.
Turismo: estudos e planeamento estratégico; marinas e portos de recreio; praias.
Pescas: planeamento; outros estudos e projetos.
Gestão de Empreendimentos: fiscalização e gestão da qualidade de empreitadas e coordenação de segurança em obra; gestão geral da qualidade de empreendimentos da construção.
Estudos e Consultadoria: formação; estudos de mercado e sondagens de opinião; metrologia, ensaios e inspeções; segurança, ambiente e inovação; consultadoria e gestão; seleção e recrutamento; projetos comunitários e extracomunitários.
Atualmente o
Grupo CONSULMAR detém participações em nove empresas localizadas em Portugal, Angola e Moçambique, conforme Organigrama Societário em anexo e tem referências em mais de vinte países.
Ao assumir a posição acionista maioritária na
NORMAAÇORES, o
Grupo CONSULMAR mantém‑se totalmente comprometido com o desenvolvimento da Empresa ao serviço da criação de valor para os seus Clientes, mantendo a sua independência, profissionalismo, rigor, ética e integridade, reforçando a competência e credibilidade que vem granjeando desde a sua fundação em 1984.
O Conselho de Administração
NORMAAÇORES passou a integrar os seguintes elementos:
‑ Engenheiro Artur Gomes da Costa - Presidente.
‑ Doutor Carlos Adalberto Silva - Administrador.
‑ Engenheiro Mário Domingues - Administrador.
Colocamo‑nos à inteira disposição de todos os nossos Clientes e Parceiros, com a firme determinação de continuarmos a contribuir para o progresso da Região Autónoma dos Açores, estreitando a colaboração empresarial e institucional que muito valorizamos.